sábado, 30 de outubro de 2010

Os supremos

Deméter é filha de Cronos e Réia e é a deusa da terra cultivada, das colheitas e das estações do ano. É propiciadora do trigo, planta símbolo da civilização. Na qualidade de deusa da agricultura, fez várias e longas viagens com Dioniso ensinando os homens a cuidarem da terra e das plantações. Com Zeus, seu irmão ela teve uma filha, Perséfone Ela é uma das deusas que tiveram filhos com mortais, e teve com o herói cretense Iásio. Quando Hades raptou Perséfone e a levou para seu reino subterrâneo, Deméter ficou desesperada, saiu como louca Terra afora sem comer e nem descansar. Decidiu não voltar para o Olimpo enquanto sua filha não lhe fosse devolvida, e culpando a terra por ter aberto a passagem para Hades levar sua amada filha, ela disse:
– Ingrato solo, que tornei fértil e cobri de ervas e grãos nutritivos, não mais gozará de meus favores!
Durante o tempo em que Deméter ficou fora do Olimpo a terra tornou-se estéril, o gado morreu, o arado quebrou, os grãos não germinaram. Sem comida a população sofria de fome e doenças. A fonte Aretusa então contou que a terra abriu-se de má vontade, obedecendo às ordens de Hades e que Perséfone estava no Érebo, triste mas com pose de rainha, como esposa do monarca do mundo dos mortos.
Com a situação caótica em que estava a terra estéril, Zeus pediu a Hades que devolvesse Perséfone. Ele concordou, porém antes, fê-la comer um bago de romã e assim a prendeu para sempre aos infernos, pois quem comesse qualquer alimento nessa região ficava obrigado a retornar.
Com isso, ficou estabelecido que Perséfone passaria um período do ano com a mãe, e outro com Hades.

Ártemis era uma deusa ligada inicialmente à vida selvagem e à caça. É filha de Zeus e irmã gêmea de Apolo. Ao ficar grávida, a sua mãe incorreu na ira de Hera que a perseguiu a ponto de nenhum lugar, com receio da deusa rainha, a querer receber quando estava preste a dar à luz. Quando finalmente na ilha de Delos a receberam, Ilítia, filha de Hera e deusa dos partos, estava retida com a mãe no Olimpo. Letó esperava gêmeos, e Ártemis, tendo sido a primeira a nascer, revelou os seus dotes de deusa dos nascimentos auxiliando no parto do seu irmão gêmeo, Apolo. Deusa da caça e da serena luz, Ártemis é a mais pura e casta das deusas e, como tal, foi ao longo dos tempos uma fonte inesgotável da inspiração dos artistas. Zeus, seu pai, presenteou-a com arco e flechas de prata, além de uma lira do mesmo material.


Dioniso era o deus grego dos ciclos vitais, das festas, do vinho, da alegria, mas, sobretudo, da intoxicação que funde o bebedor com a deidade. Filho de Zeus e da princesa Semele, foi o único deus olimpiano filho de uma mortal, o que faz dele uma divindade grega atípica. Dioniso é normalmente mostrado na companhia de outros que estão a disfrutar do fruto da videira. Uma figura incontornável é a de Sileno, seu professor, companheiro fiel e notório consumidor de vinho, que lhe ensinou a cultura da vinha, a poda dos galhos e o fabrico do vinho e a quem é atribuído o papel de tutor do jovem deus nos hinos órficos. Para além de Sileno, sátiros, centauros e ninfas bebem o vinho, tocam flautas, tomam parte em danças e perseguições amorosas.


Hefesto era um deus da mitologia grega, filho de Hera e Zeus. Era a divindade do fogo, dos metais e da metalurgia, conhecido como o ferreiro divino. Hefesto foi responsável, entre outras obras, pela égide, escudo usado por Zeus em sua batalha contra os titãs. Construiu para si um magnífico e brilhante palácio de bronze, equipado com muitos servos mecânicos. De suas forjas saiu Pandora, primeira mulher mortal. Casou-se com Afrodite , porém ela lhe foi infiel, tendo vários amantes dentre eles deuses e mortais. O seu principal rival era Ares deus da guerra. Hefesto foi jogado do Monte Olimpo por sua mãe Hera, desgostosa com o rosto do filho que não era um dos mais belos. Após a queda, Hefesto ficou coxo. Condenando-o assim a viver sobre a Terra, onde instalou suas oficinas na ilha de Lemnos até que seu pai, Zeus, o traz de volta ao Olimpo.

A magia não termina!

Além dos sete livros que a autora J.K. Rowling escreveu narrando as aventuras do bruxo mais famoso do mundo, Harry Potter, ela deu continuidade de uma forma diferente, mas muito interessante à suas hisórias sobre o mundo da magia publicando: Animais fantásticos e onde habitam, livro que fala tudo sobre os vários animais mágicos descritos nos livros da saga, porém agora na versão escolar, como se fosse o livro do próprio Harry, essa inovação faz muito sentido, uma vez que é sonho de qualquer jovem apaixonado por magia estudar numa escola como Hogwarts e livros desse tipo dão mais asas aos sonhos e fantasias; Quadribol através dos séculos, que conta a história do quadribol, como o esporte era desde o princípio até os dias atuais, além de trazer os times de quadribol do mundo mágico e mostrar a evolução das vassouras utilizadas no esporte, na saga este é um livro que Harry ganha de presente, dado por Hermione; além desses dois livros J.K. publicou ainda Os contos de Beedle, o Bardo, que está repleto de contos infantis usados pelos bruxos para encantar seus filhos, este livro apareceu pela primeira vez no sétimo livro da saga, Harry Potter e as relíquias da morte, e foi lido por Hermione, que recebeu o livro de Dumbledore, que depois de morrer desrinou em testamento o livro à garota.



sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Deuses Gregos

Ares era filho do famoso Zeus e Hera. Embora muitas vezes tratado como o deus olímpico da guerra, ele é mais exatamente o deus da guerra selvagem, ou sede de sangue, ou matança personificada.Embora também a meia irmã de Ares, Atena, fosse uma deidade da guerra, a posição de Atena era de guerra estratégica, enquanto Ares tendia a ser a violência imprevisível da guerra. Ares tinha uma quadriga desenhada com rédeas de ouro para quatro garanhões imortais que respiravam fogo. Entre os deuses, Ares era reconhecido pela sua armadura de latão; ele brandia uma lança na batalha. Os seus pássaros agudos e sagrados eram a coruja de celeiro, o pica-pau, o bubo e, especialmente no sul, o abutre. 


Apolo foi um dos deuses olímpicos. Filho de Zeus e Leto, e irmão gêmeo de Ártemis, possuía muitos atributos e funções, e possivelmente depois de Zeus foi o deus mais influente e venerado de todos.Era descrito como o deus da divina distância, que ameaçava ou protegia deste o alto dos céus, sendo identificado com o sol e a luz da verdade. Fazia os homens conscientes de seus pecados e era o agente de sua purificação; presidia sobre as leis da Religião e sobre as constituições das cidades, era o símbolo da inspiração profética e artística, sendo o patrono do mais famoso oráculo da Antiguidade, o Oráculo de Delfos, e líder das Musas. Era temido pelos outros deuses e somente seu pai e sua mãe podiam contê-lo. Era o deus da morte súbita, das pragas e doenças, mas também o deus da cura e da proteção contra as forças malignas. Além disso era o deus da Beleza, da Perfeição, da Harmonia, do Equilíbrio e da Razão, o iniciador dos jovens no mundo dos adultos, estava ligado à Natureza, às ervas e aos rebanhos, e era protetor dos pastores, marinheiros e arqueiros. Embora tenha tido inúmeros amores, foi infeliz nesse terreno, mas teve vários filhos.

Hermes foi um dos deuses olímpicos, filho de Zeus e de Maia, e possuidor de vários atributos. Era o mensageiro dos deuses e patrono da ginástica, dos ladrões, dos diplomatas, dos comerciantes, da astronomia, da eloquência e de algumas formas de iniciação, além de ser o guia das almas dos mortos para o reino de Hades, apenas para citar-se algumas de suas funções mais conhecidas. Já no primeiro dia de vida realizou várias proezas e exibiu vários poderes: furtou cinquenta vacas de seu irmão Apolo, inventou o fogo, os sacrifícios, sandálias mágicas e a lira. No dia seguinte, perdoado pelo furto das vacas, foi investido de poderes adicionais por Apolo e por seu pai Zeus, e por sua vez concedeu a Apolo a arte de uma nova música, sendo admitido no Olimpo como um dos grandes deuses. 

Terrenos de Hogwarts

A propriedade de Hogwarts é muito vasta, abrangendo o enorme castelo, que possui as salas de aulas e dos professores, os Salões Comunais e Dormitórios dos alunos, as Cozinhas de Hogwarts, o Salão Principal, o Salão de Entrada, enfim, todos os aposentos freqüentados diariamente pelos alunos e funcionários. Além disso, possui a parte de fora do castelo, que abrange a Floresta Proibida, o Campo de Quadribol, a Cabana de Hagrid, o Lago, as Estufas e o Salgueiro Lutador.
Como aparatar e desaparatar não é permitido nos terrenos da escola, devido a encantamentos de segurança, o Expresso de Hogwarts transporta os alunos para a estação de Hogsmeade. Os alunos do primeiro ano chegam à escola atravessando o lago em barcos de madeira. Enquanto os outros alunos vão em carruagens aparentemente sem cavalos, mas na realidade, puxadas por Testrálios, que só podem ser vistos por quem já viu a morte de perto. O lago de Hogwarts contém muitas criaturas mágicas como por exemplo a lula gigante, sereianos, kappas, grindlows, entre outros.

Os manda-chuva!

Aro: tem uma pele muito pálida, quase translúcida. Seu cabelo é longo e preto. Seus olhos são vermelhos, mas nebulosos e leitosos. Ele é um dos líderes dos Volturi e é excepcionalmente talentoso. Consegue ler a mente das pessoas, mas para isso precisa de contato físico. Sua habilidade é muito mais completa que a de Edward Cullen, já que ele pode ouvir os pensamentos que a pessoa teve em qualquer momento da vida. Tem como esposa Sulpicia, que é mantida na torre dos Volturi independentemente da situação ou mesmo eventuais riscos que o clã corra.Aro recusou-se a ajudar Edward a se matar quando ele pediu ajuda pela primeira vez. Aro sempre esteve interessado nos talentos de Edward e tentou fazer com que ele se unisse aos Volturi ao invés de cometer suicídio. Ele permitiu que Edward levasse Bella Swan de volta a Forks com a promessa de que ela seria transformada em breve. Aro também tentou convecer Alice a se juntar aos Volturi por causa de seu poder de prever o futuro, mas assim como Edward ela não aceitou, preferindo os Cullens. Segundo Edward, Aro nunca desejou algo como deseja o dom de Alice.

Caius: usa um manto preto e cachecol vermelho, seus cabelos loiros vão aos ombros.É muito pálido, frio e sombrio. Insistiu que Bella não tivesse permissão de sair da Itália com vida. Quando ficou determinado que Edward planejava transformar Bella, Caius ficou muito desapontado, mas Aro assegurou-lhe que eles tentariam persuadi-los novamente a se juntar aos Volturi. Não é piedoso. É parceiro de Athenodora.





Marcus: seu cabelo é muito longo e preto e seu poder consiste em sentir a força de relacionamentos.parceiro da irmã de Aro, Didyme, cujo dom era criar uma aura de felicidade àqueles ao seu redor, mas esta foi morta pelo irmão sem o conhecimento de Marcus, já que Aro achava que ela atrapalhava seus planos, pois queria sair de Volterra levando Marcus. Essa perda transformou-o em um vampiro apático. Quando Marcus encontra Bella e Edward pela primeira vez, ele surpreende-se com a intensidade do relacionamento dos dois. Ele divide essa informação com Aro mentalmente e fala poucas vezes.

sábado, 16 de outubro de 2010

Os mais chegados ao Lord das Trevas

Belatrix Lestrange: é uma grande Comensal da Morte pertencente à Família Black, além de ser umas das mais fiéis seguidoras de Lord Voldemort. É casada com Rodolfo Lestrange, outro seguidor fiel de Voldemort. É irmã de Narcisa Malfoy e de Andrômeda Tonks. Não possui filhos. Rodolfo e Belatriz Lestrange foram presos em Azkaban. Devido a sua prisão, ambos não estavam presentes no retorno de Lord Voldemort, mas por terem sido fiéis a Voldemort, os Lestrange foram perdoados e recompensados.Durante seus tempos de escola, Belatriz era a única que conhecia a Câmara Secreta fora Severo Snape.



Lucius Malfoy: ele é pai de Draco Malfoy e casado com Narcisa Malfoy. É confirmado como Comensal da Morte, quando a parece durante o renascimento de Lord Voldemort.Após uma desastrosa tentativa de capturar a profecia Lucio é mandado para Azkaban e depois liberto por Voldemort.








Severo Snape: membros de casas rivais, a raiva entre Severo e Tiago se estendia aos seus amigos Sirius Black e Remo Lupin. Essa inimizade começou no trem de Hogwarts, quando Snape, à procura de Lílian, encontrou-a numa cabine com Tiago e Sirius, com os quais teve uma pequena discussão sobre qual era a melhor casa. Certa vez, na adolescência, Sirius mandou Snape ao esconderijo de Remo durante a lua cheia, na Casa dos Gritos, onde ele quase foi morto. Tiago o salvou, deixando-o em dívida para com ele, fato pelo qual Snape nunca o perdoou. Tudo isso explica o fato do jovem se juntar aos outros colegas da casa Sonserina que respeitavam sua capacidade nas Artes das Trevas. Cada vez mais fascinado por esse mundo perigoso, do qual se sentia participante, Snape acaba se tornando um Comensal da Morte, um daqueles em que Voldemort mais confiava e que agia como espião para seu mestre. Depois da morte de Lílian, Snape conseguiu o lugar de professor de Poções em Hogwarts, com o juramento de proteger Harry, mas esse não era propriamente o seu desejo, pois a cadeira que ele gostaria de ocupar era a de Defesa Contra as Artes das Trevas, e Dumbledore com toda a certeza não permitiria que um provável Comensal da Morte ensinasse essa matéria aos alunos da escola, por mais capacitado que fosse. Snape só conseguiu o cargo de professor de Defesa Contra as Artes das trevas por causa do plano de Dumbledore.

Bartolomeu Crouch Jr.: era um jovem pálido e de cabelos claros, Igor Karkaroff o entregou-o como um Comensal da Morte para se livra de Azkaban Bartô tentou fugir, mas Alastor Moody lançou um feitiço e o paralisou, foi pego e acusado por que usou a maldição Cruciatus para torturar Frank Longbottom e sua esposa Alice Longbottom até a loucura. Inconformada com a situação do filho, a Srª Crouch, que estava muito doente, convenceu o marido a ajudá-la a trocar de lugar com o Bartô, em uma de suas visitas a Azkaban, usando a Poção Polissuco. Bartolomeu Crouch concordou. Escondeu o filho na mansão dos Crouch e o controlava com a maldição Imperius. Em Azkaban, a Srª Crouch morreu e foi enterrada na prisão, dando a entender que quem havia morrido era Bartô Crouch Jr. Bartô foi mantido sob uma Capa da Invisibilidade e aos cuidados de Winky a elfa doméstica dos Crouch. Quando Voldemort ficou sabendo da fuga de Bartô, inventou um plano onde, usando a Poção Polissuco, Bartô tomaria o lugar de Alastor Moody, o auror, e passaria a dar aulas de Defesa contra as Artes das Trevas em Hogwarts. Assim, ele poderia colocar Harry no Torneio Tribruxo, ajudando-o a obter a Taça Tribuxo que na verdade era uma Chave de Portal que o levaria para um cemitério onde Voldemort usaria o sangue de Harry para ressurgir. O plano deu certo, mas quando Harry escapou do cemitério desvendou toda a farsa de Bartô. Ao ser descoberto, antes que pudesse ser interrogado por Cornélio Fudge, Bartô recebeu o Beijo do Dementador, ou seja, teve a alma sugada.

Tudo sobre vampiros

Vampiros eram criaturas temidas, porque matavam pessoas ao mesmo tempo em que se pareciam com elas. A única diferença era que eles não possuíam sombra, nem se refletiam em espelhos. Além disso podiam mudar sua forma para a de um morcego, os tornavam difíceis de capturar e bastante perigosos. Durante a luz do dia dormiam em seus caixões, para à noite beber sangue humano, já que os raios eram letais para eles. O método mais comum era, pela meia noite, voar por uma janela na forma de um morcego e morder a vítima no pescoço de forma que seu sangue fosse totalmente sugado. Os vampiros não podiam entrar numa casa se não fossem convidados. Mas uma vez que eram poderiam retornar quando bem entendessem.A característica mais temida dos vampiros era o fato deles serem praticamente imortais. Apenas alguns ritos podiam matar um vampiro como por exemplo: transpassar seu coração com uma estaca, decaptá-lo ou queimar seu sangue.

Matérias de Hogwarts

Defesa Contra as Artes das Trevas é a matéria de Hogwarts que ensina os bruxos a se defenderem contra os feitiços, azarações e maldições consideradas como Artes das Trevas. Também reconhece e ensina como acabar com várias criaturas das trevas. Há uma lenda de que o cargo de professor de Defesa Contra as Artes das Trevas é amaldiçoado, pois nenhum professor fica mais de um ano.

Feitiços é o tipo de magia em que se pode encantar um objeto para que ele aja de maneira diferente do normal. Feitiços engloba praticamente tudo que não seja Transfiguração (feitiços que mudam a natureza de um objeto). Alguns feitiços são extremamente poderosos. O Feitiço Fidelius, por exemplo, pode esconder por completo uma pessoa ou um lugar, de modo que ninguém, exceto o Fiel do Segredo dê a localização.

Transfiguração ensina transformação através da magia, a mudança de um objeto em outro. Alunos até o quinto ano aprendem tópicos da transfiguração de objetos e animais, também os feitiços de conjuração que no máximo fazem aparecer coisas pequenas e de desparecimento. As classes de NIEM aprendem desaparecimento e conjuração de coisas grandes e também transfiguração humana.


Na disciplina Poções, os alunos aprendem a fabricar, manusear e utilizar poções, antídotos e soros. Essas misturas, na maioria das vezes devem ser bebidas para criar o efeito esperado. Os ingredientes vão do mais comum ao mais bizarro e fantástico, e os procedimentos para criar as poções podem ser complicados e levar bastante tempo.



Herbologia estuda plantas mágicas em geral, os fungos e suas propriedades, incluindo como cuidar das plantas, suas propriedades mágicas e seu uso.
Algumas plantas mágicas são ingredientes básicos para poções, outras fazem efeito por conta própria. É uma matéria relativamente simples mas exige muito cuidado pois a maioria das plantas ou são venenosas ou atacam quem as toca. Com o passar dos anos os alunos estudam plantas de manuseio mais difícil e delicado. As aulas de Herbologia são ministradas nas estufas e incluem trabalhos manuais, como replantar mandrágoras, cuidar de Bobotúberas, lidar com Arapucosos, tudo isso com muita bosta de dragão vira adubo.

Vôo ou Quadribol é uma matéria obrigatória apenas para os alunos do primeiro ano, ensina como voar corretamente numa vassoura.

História da Magia consiste em discursos sobre episódios da história do mundo mágico, como as Rebeliões dos Duendes (século XVII) e as Guerras dos Gigantes (século XIX). É uma das matérias mais chatas de Hogwarts, o professor passa a aula toda lendo, no mesmo tom monótono e os alunos praticamente se desligam a aula inteira, mesmo a matéria sendo de alta importância para os N.O.M.s.

Astronomia é uma matéria comum mesmo para os trouxas, a diferença é que por vezes dá-se interpretações mágicas a certos fenômenos. Não se sabe quais são os livros usados mas os N.O.M.s têm teoria e prática. Os encontros são à meia noite no alto da Torre de Astronomia.

Trato das Criaturas Mágicas é uma matéria de Hogwarts que ensina como tratar as criaturas do mundo mágico. Nos primeiros anos os alunos estudam criaturas pouco perigosas como crupes, amassos, vermes-cegos e tronquilhos. Conforme se passam os anos, as criaturas estudadas vão desenvolvendo mais complexidades e tornando-se verdadeiros desafios para os alunos. Nos N.I.E.M.'s, costuma-se exigir conhecimentos sobre cavalos-alados, hipogrifos, grifos, trasgos, bandinhos, cinzácaros, etc.

Runas Antigas são um conjunto de alfabetos relacionados que usam letras características (as runas) e eram usadas para escrever as línguas germânicas, principalmente na Escandinávia e nas ilhas Britânicas. Elas lembram pedras pré-históricas, símbolos pictórios gravados pelos antigos, que não conheciam a escrita.

Aritmância é um ramo da magia que está ligada às propriedades mágicas dos números. Quem pratica Aritmância é chamado aritmancista.

Estudo dos Trouxas é uma matéria opcional de Hogwarts, as aulas incluem figuras mostrando trouxas erguendo objetos pesados sem usar magia. Os alunos aprendem a importância da eletricidade para a tecnologia dos trouxas, entre outros assuntos. A matéria dá ênfase aos aspectos físicos da vida sem magia, não há menção sobre as diferenças culturais.
 
Adivinhação é uma matéria de Hogwarts que ensina como ler folhas de chá, ler a palma da mão, bolas de cristal e ainda como interpretar sonhos. Como o próprio nome já diz, é uma arte mágica voltada para o futuro, e os aprendizes devem ter em mente que nem sempre as adivinhações estão corretas, sendo assim um ramo muito cheio de hipóteses.

Deusas gregas

Na mitologia grega Hera é a deusa da família e do ciúme, irmã e esposa de Zeus, deusa dos deuses, que rege o casamento. Hera pode ostentar na sua mão uma romã, símbolo da fertilidade, sangue e morte, e um substituto para as cápsulas da papoula de ópio. A vaca, e mais tarde, o pavão eram animais relacionados com ela. Retratada como ciumenta e agressiva, odiava e perseguia as amantes de Zeus e os filhos de tais relacionamentos, tanto que tentou matar Hércules quando este era apenas um bebê. O único filho de Zeus que ela não odiava, antes gostava, era Hermes e sua mãe Maia, porque ficou surpresa com a sua inteligência. Hera era muito vaidosa e sempre quis ser mais bonita que Afrodite, sua maior inimiga.

Atena é na mitologia grega, a deusa da guerra, da civilização, da sabedoria, da estratégia, das artes, da justiça e da habilidade. Uma das principais divindades do panteão grego e um dos doze deuses olímpicos, Atena recebeu culto em toda a Grécia Antiga e em toda a sua área de influência, desde as colônias gregas da Ásia Menor até as da Península Ibérica e norte da África. A versão mais corrente de seu mito a dá como filha partenogênica de Zeus, nascendo de sua cabeça plenamente armada. Jamais se casou ou tomou amantes, mantendo uma virgindade perpétua. Era imbatível na guerra, nem mesmo Ares lhe fazia páreo.




Afrodite era a deusa grega da beleza, do amor e da procriação. Possuía um cinturão, onde estavam todos os seus atrativos, que, certa vez, a deusa Hera, durante a Guerra de Tróia, pediu emprestado para encantar Zeus e favorecer os gregos. Após destronar Cronos, Zeus ficou ressentido, pois, tão grande era o poder sedutor de Afrodite que ele e os demais deuses estavam brigando o tempo todo pelos encantos dela, enquanto esta os desprezava a todos, como se nada fosse. Como vingança e punição, Zeus fê-la casar-se com Hefesto, que usou toda sua perícia para cobri-la com as melhores jóias do mundo, inclusive um cinto mágico do mais fino ouro, entrelaçado com filigranas mágicas. Isso não foi muito sábio de sua parte, uma vez que quando Afrodite usava esse cinto mágico, ninguém conseguia resistir a seus encantos.

domingo, 10 de outubro de 2010

Harry Potter

" O espírito sem limites é o maior tesouro do homem!", frase lema da bruxa Rowena Ravenclaw, uma dos quatro fundadores de Hogwarts, citada no livro Harry Potter e as Relíquias da morte, gravada no diadema perdido da, que Voldemort transforma em uma horcrux e esconde na Sala Precisa. 

sábado, 9 de outubro de 2010

Os três grandes

Zeus: é o rei dos deuses, soberano do Monte Olimpo e deus do céu e do trovão. Seus símbolos são o relâmpago, a águia, o touro e o carvalho. É conhecido por suas aventuras eróticas, que resultaram em muitos descendentes, entre deuses e herois, como Atena, Apolo e Artêmis, Hermes, Perséfone (com Deméter), Dioniso, Perseu, Héracles, Helena, Minos e as Musas (com Mnemósine). Com Hera teria tido Ares, Hebe e Hefesto.



Poseidon: assumiu o estatuto de deus supremo do mar. Também era conhecido como o deus dos terremotos e dos cavalos. Os símbolos associados a Posídon com mais frequência eram o tridente e o golfinho.Era um dos filhos de Cronos e Reia, e, como seus irmãos e irmãs, foi engolido por Cronos ao nascer. Primordialmente Zeus terá obrigado seu pai Cronos a regurgitar e restabelecer a vida aos filhos que este engoliu, entre eles está Poseidon, explicando assim Zeus como o irmão mais velho, pois sua mãe Réia, deu uma pedra em seu lugar.



Hades:  é o deus do Mundo Inferior e dos mortos. Ele é também conhecido por ter raptado a deusa Perséfone, filha de Deméter, a quem teria sido fiel e com quem nunca teve filhos. A simbologia desta união põe em comunicação duas das principais forças e recursos naturais: a riqueza do subsolo que fornece os minerais, e faz brotar de seu âmago as sementes - vida e morte. Como o senhor implacável e invencível da morte, é Hades o deus mais odiado pelos mortais

Lendas sobre vampiros

Sangue, imortalidade, pele fria, hábitos noturnos, tudo isso caracteriza os vampiros, seres inumanos que surgiram durante a idade média em lendas que na verdade até hoje são um mistério, pois não se sabe se pode ou não existir, é fantasioso, mas mesmo assim é intrigante.As lendas sobre vampiros mais famosas são as que tratam do Conde Dracula, o conde que renegou a Deus depois da morte da mulher e bebeu o sangue dos inimigos que mataram seu pai, e assim se tornou um ser das trevas.

Fundadores de Hogwarts

Godrico Grifinória (Godric Gryffindor):  nasceu em Godric's Hollow e foi um dos quatro fundadores de Hogwarts e criador da casa Grifinória. Foi um dos mais brilhantes duelistas de seu tempo e lutou bravamente contra discriminação para com os trouxas. Primeiro dono do Chapéu Seletor, faz parte da coleção de figurinhas dos sapos de chocolate. Apreciava a coragem nos membros de sua casa.







Helga Lufa-Lufa (Helga Hufflepuff): uma dos quatro fundadores de Hogwarts e criadora da casa Lufa-Lufa,  ficou famosa pela sua familiaridade com feitiços relacionados à comida. Muitas das receitas tradicionais servidas em Hogwarts foram sua invenção. Helga Hufflepuff faz parte da coleção de figurinhas dos sapos de chocolate. Sua casa ficou conhecida como acolhedora dos bruxos que não iam para outras casas.







Rowena Corvinal (Rowena Ravenclaw): uma dos quatro fundadores de Hogwarts e criadora da casa Corvinal, foi a bruxa mais brilhante de sua época, embora as lendas digam que um coração partido - de causas desconhecidas - contribuiu para a sua morte precoce. Desenvolveu o sistema de Escadas Movediças da escola. Foi mãe de Helena Ravenclaw, a Dama Cinzenta, fantasma residente da Corvinal, quem roubou seu diadema da sabedoria. Era muito inteligente, gostava que os estudantes de sua casa tivessem essa qualidade.






Salazar Sonserina (Salazar Slytherin): um dos quatro fundadores de Hogwarts e criador da casa Sonserina, desprezava os bruxos mestiços. No momento da criação de Hogwarts, Salazar não quis que a escola aceitasse sangue-ruins como alunos, e por isso entrou em conflito com o grupo de fundadores e construiu a Câmara Secreta, local que abrigava o basilisco.

Fundação de Hogwarts

Há mais de mil anos Godric Griffyndor , Rowena Ravenclaw, Helga Hufflepuff e Salazar Slytherin os maiores e melhores feiticeiros da época juntaram-se para formar a maior escola de magia e bruxaria do mundo. Juntos, eles construíram o castelo de Hogwarts, com o objetivo de educar os jovens que apresentassem algum talento mágico. Todos tinham qualidades singulares e distintas, e justamente por isso eles criaram equipes. A história de Hogwarts está preservada de diversas formas no castelo, seja nos quadros, nos livros ou nos fantasmas.

sábado, 2 de outubro de 2010

Harry Potter

"São as nossas escolhas, mais do que as nossas capacidades, que mostram quem realmente somos." frase dita por Dumbledore à Harry no livro Harry Potter e a câmara secreta, quando ele questiona sobre suas semelhanças com o Lord das Trevas.