As crônicas de Nárnia

As crônicas de Nárnia - o sobrinho do mago: Tudo começa com Diggory, que tem um tio maluco e uma mãe doente. Eis que um dia ele conhece uma garota, Polly e eles se tornam amigos. Não sei como, eles vão parar no escritório do tio do garoto e descobrem que ele faz uns esperimentos malucos, mas toda sua atenção está em uns anéis mágicos. Esse anel os leva a um bosque, repleto de lagos, alguns grandes, outros menores, outros ainda, estão secos. Cada um desses lagos leva a um diferente mundo. Até que, depois de algumas aventuras e desventuras, eles chegam a um mundo que acabou de ver seu primeiro raio de sol: Nárnia.




As crônicas de Nárnia - o leão, a feiticeira e o gaurda-roupaLúcia, Susana , Edmundo e Pedro são quatro irmãos que vivem na Inglaterra, em plena 2ª Guerra Mundial. Eles vivem na propriedade rural de um professor misterioso, onde costumam brincar de esconde-esconde. Em uma de suas brincadeiras eles descobrem um guarda-roupa mágico, que leva quem o atravessa ao mundo mágico de Nárnia. Este novo mundo é habitado por seres estranhos, como centauros e gigantes, que já foi pacífico mas hoje vive sob a maldição da Feiticeira Branca, Jadis , que fez com que o local sempre estivesse em um pesado inverno. Sob a orientação do leão Aslam, que governa Nárnia, as crianças decidem ajudar na luta para libertar este mundo do domínio de Jadis.


As crônicas de Nárnia - o cavalo e seu menino: Ao saber que não era filho de Arsheesh, o pescador, o jovem Shasta decide fugir da cruel Calormânia. Na companhia do cavalo falante Bri, ele parte em direção ao Norte rumo a Nárnia, onde o ar é fresco e reina a liberdade. Em sua jornada pelo deserto árido, Shasta tenta imaginar o que estará esperando por ele adiante. Tudo parece tão vasto, desconhecido, solitário... e livre.






As crônicas de Nárnia - o príncipe Caspian: Mais de mil anos se passam em Nárnia, mas para as crianças na Inglaterra se passou apenas um ano. Nárnia fora conquistada por piratas conhecidos como telmarinos, que foram parar em Nárnia  através de uma passagem secreta dentro de uma caverna localizada em uma ilha deserta no nosso mundo. Os narnianos legítimos são obrigados a viverem escondidos nas florestas e nas montanhas, até a ocasião em que o príncipe Caspian, sobrinho do malvado rei Miraz, descobre que sua vida está em perigo após o nascimento de um herdeiro legítimo do rei. Caspian, que sempre gostou de ouvir as histórias contadas sobre a época de ouro de Nárnia, foge e resolve restaurar o reino com a ajuda dos animais falantes, anões, gigantes, ninfas, faunos, entre outros.Para vencer a guerra, Caspian precisa recorrer ao auxílio da trompa mágica da rainha Susana, que segundo a lenda invocaria os quatro reis de Cair Parável ou o leão Aslam, ou ambos os auxílios. Os quatro irmãos Pervensie são transportados novamente para Nárnia e, com grandes batalhas e duelos, e uma ajuda de Aslam, tudo termina em um esperado final feliz.


As crônicas de Nárnia - a viagem do peregrino da alvorada: se passa um ano para as crianças e três para Narnia. Nessa época Pedro tinha de se preparar para fazer provas por isso ia passar as férias com o Professor Kirke que havia perdido aquela grande casa e agora vivia em uma mais simples. Como o pai dos quatro arranjara um emprego como professor nos E.U.A, ele levaria sua mulher e Susana que não gostava muito de estudar , levar todos ficaria muito caro por isso Lúcia e Edmundo ficaram na casa dos tios Arnaldo e Alberto, que tinham um filho Eustáquio Clarêncio Mísero. O primo dos Pevensie gostava muito de chatear os outros por isso ele foi arrastado junto com seus dois primos para Narnia, através de um quadro com uma pintura de um navio narniano. A bordo do Peregrino da Alvorada encontram  velhos amigos, Caspian, o corasjoso rato Ripship. O capitão do navio se chamava Lorde Drinian. Lá foi explicado que quando Miraz era o regente mandou os amigos do pai de Caspian para explorar terras longinquas afim de ficar livre para fazer o que quezesse, Caspian jurou que os encontraria, após três anos da sua coroação deixou como regente o anão Trupikin e partiu. Ripichip tinha um outro motivo para abandonar Narnia, era encontrar o pais de Aslan. Eram sete os amigos do pai de Caspian, os sete fidalgos eram Lorde Revilian, Lorde Bern, Lorde Argos, Lorde Mavramorn, Lorde Octasiano, Lorde Restimar e Lorde Rupe.


As crônicas de Nárnia - a cadeira de prata: Eustáquio Mísero, junto com sua colega de escola Jill Pole, são transportados através de um portão nos fundos de seu colégio para o mundo de Nárnia. Eles precisam encontrar o príncipe Rilian, filho do rei Caspian X, que está desaparecido a alguns anos. O leão Aslam os auxilia fornecendo quatro sinais que identificariam o verdadeiro príncipe quando o encontrassem, e com a ajuda das sábias corujas e do pessimista paulama Brejeiro, partem em sua jornada. A viagem os leva até as Terras Agrestes do Norte, onde habitam os gigantes, e depois ao Reino Profundo, um mundo subterrâneo onde precisam enfrentar uma poderosa rainha-feiticeira.




As crônicas de Nárnia - a última batalha: conta  a última batalha que ocorre em Nárnia, quando um macaco velho chamado Manhoso encontra uma pele de leão e a veste no seu amigo burro chamado Confuso o fazendo se passar por Aslam. O caos se estabelece quando ele facilita a invasão dos calormanos. Eustáquio e sua amiga Jill tentam ajudar o último rei de Nárnia a expulsar os calormanos, mas não conseguem. A situação fica ainda pior quando Tash decide aparecer. Por final, Aslam decreta o fim de Nárnia tirando todos os habitantes que mereciam um lugar na Verdadeira Nárnia, fazendo as estrelas descerem do céu, o sol se apagar e inundando todo o resto. Pedro, Edmundo, Lúcia, Eustáquio, Jill, Polly e o Professor Kirke aparecem também na Verdadeira Nárnia, porém eles não retornam para o nosso mundo pois desta vez a passagem para Nárnia foi a morte de todos eles, exceto para Susana que permanece na Inglaterra.

Clique no link e acesse também o blog exclusivo da saga: Nárnia